A A A C
email

Segunda-feira, 20/05/2019

E.M. Artur Azevedo - 6.ª CRE

Tags: 6.ª cre, alfabetização.

 

 

“Nós estamos aqui para aprender e juntos descobriremos o mundo das letras”. Vamos conhecer um pouco do trabalho da professora Suellen Rocha e da E.M Artur Azevedo?

 

Suellen Rocha é escritora e professora alfabetizadora na Escola Municipal Artur Azedo, localizada em Pavuna. Durante seus anos como regente na Rede Municipal de ensino, vem realizando um trabalho de excelência voltado para a leitura, escrita e desenvolvimento de habilidades matemáticas. Com a frase “Nós estamos aqui para aprender e juntos descobriremos o mundo das letras”, a professora conduz seus alunos da turma 1101 pelo mundo do aprendizado com prazer.

 

 

A professora faz o registro diário de seu trabalho de alfabetização  / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

As atividades de roda de leitura fazem parte da rotina dos alunos do 1.º ano. O livro escolhido pela professora, para iniciar o contato com seus novos alunos, foi o “Quando nasce um monstro”, de Sean Taylor e Nick Sharratt.  Após a leitura do livro, chega o momento em que os  alunos soltam a imaginação e criam seus monstros de maneira bem divertida.

 


Assim já posso observar  alguns fatores importantes na construção da criança ao elaborar seu desenho, como proporção, forma, esquema corporal, delimitação de pintura, uso de cores etc. Ainda pedi que tentassem copiar a palavra monstro que escrevi no quando. Alguns conseguiram, outros trocaram a ordem das letras ou suprimiram algumas, mas demonstraram uma vontade de executar a atividade, o que me deixou muito feliz. Vamos prosseguir, pois temos um ano inteiro pela frente.” – relato da professora Suellen Rocha

 


Após as leituras, a professora realiza com os alunos o quadro síntese. Ela ressalta que as informações colocadas neste quadro são simples, mas muito significativas para iniciar a observação e organização mental das próprias crianças em relação a compreensão do texto. Este quadro é feito com a turma, de forma coletiva, e o registro é feito pela docente. O cartaz fica afixado na sala de modo permanente.

 

Professora Suellen e seus alunos do 1.º ano / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

Registro do livro lido na roda de leitura  / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

Modelo do quadro de síntese usado pela professora Suellen  / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

Outra atividade destacada foi a construção do crachá realizada por cada aluno. Durante a realização deste trabalho, a professora conseguiu observar como cada aluno escreveu seu nome, analisando aspectos importantes como: omissões, desordem de letras ou acréscimo de grafemas. As intervenções foram feitas, depois que as crianças expressavam seu conhecimento. A docente destaca, com muita alegria, que esta foi uma atividade rica para trabalhar identidade e a função social da escrita, já que as crianças que não conheciam o crachá, aprenderam sobre seu uso e a importância do nome de cada um como maneira de identificação.

 


Ainda trabalhando com a leitura, a professora ressalta a importância da leitura incidental, aquela que é feita pela criança mesmo sem que esta domine o código de modo que reconheça logos, símbolos, rótulos, marcas e placas. Suellen explicou que utilizou o reconhecimento da posição da primeira e da última letra, bem como a quantidade de letras em determinada palavra. Para realizar essa atividade, a docente escolheu marcas que tivessem um apelo na realidade dos alunos. Segundo ela, o Whatsapp e o Youtube foram as palavras que tiveram maior índice de reconhecimento, ratificando o quanto os alunos estão envolvidos com as mídias sociais.

 

Atividade de construção de crachá  / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

Leitura de marcas / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

Outra atividade interessante e divertidas foi o banco de palavras para consulta, com apoio visual para as iniciais “P” e “T”. Suellen explicou que os alunos pesquisaram previamente com suas famílias as imagens e trouxeram para escola. Durante a aula, as crianças classificaram as palavras, de acordo com a letra inicial e foi dado foco à formação da palavra. 


O trabalho envolvendo o texto “O pato”, de Vinícius de Moraes também foi bastante proveitoso e construtivo. De acordo com a professora, os alunos trabalharam a identificação do título, palavra-chave e reconhecimento do espaço entre as palavras. As crianças conheceram o texto escrito e a versão animada através do vídeo disponível no Youtube, pintaram, recortaram e montaram um quebra-cabeça do pato, colando-o no caderno. Depois, dessas atividades realizadas criaram rimas a partir do texto, resultando um registro por meio de cartaz. 

 

Construção de banco de palavras / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

Brincando de quebra-cabeça de imagens e palavras / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

Trabalhando com a poesia de Vinícius de Moraes  / Fonte Foto: @professorasuellenrocha

 

Todo professor alfabetizador sabe que ensinar a ler e a escrever nos dias de hoje envolve muitos obstáculos e desafios. É um trabalho de muita responsabilidade e exige trabalho árduo. Apesar disso, a nossa querida professora Suellen Rocha não se deixa abater, pois alfabetizar é um processo maravilhoso! Poder acompanhar e contribuir no processo de aprendizagem das crianças, para ela, é um privilégio! No seu rosto, na sua fala, no seu trabalho dá para perceber o amor com que realiza esta tarefa.

 


Parabéns, professora Suellen Rocha por compreender que cada criança tem suas próprias ideias, opiniões, desejos e que isso faz parte do processo de alfabetização.

Parabéns por ser uma orientadora de caminhos e de sonhos! 

 


É um orgulho tê-la na 6.ª CRE! Nosso agradecimento e reconhecimento pelo seu trabalho!

 


Quer saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela professora Suellen Rocha na EM Artur Azevedo?

Entre em contato!


Escola Municipal Artur Azevedo

Endereço: Rua Sargento Antônio Ernesto, S/N – Pavuna

Telefone: (21) 24507-2273

E-mail: emazevedo@rioeduca.net

Instagram: @professorasuellenrocha

 

Não esqueça de deixar o seu comentário!

Até a próxima semana!





 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6.ª cre (20)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.