A A A C
email

Quarta-feira, 05/06/2019

Espaço de Desenvolvimento Infantil Rafael Pereira da Silva - 8ª CRE

Tags: 8ªcre, edi, educação infantil, leitura.

 

Ter a percepção de si mesmo e do mundo é um grande desafio, portanto é uma habilidade que precisa ser desenvolvida desde os primeiros anos de vida. Confira o projeto que o EDI Rafael Pereira da Silva realiza para incentivar a criatividade, a interação e as muitas leituras possíveis. 

 

Alunos: Gabriel Carvalho e Emanuelle Coelho, da turma EI - 32, posando para fotos na tarde de autógrafos no EDI Rafael Pereira da Silva

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Rafael Pereira da Silva está desenvolvendo seu projeto anual que recebeu o título: COMO EU LEIO O MUNDO, COMO O MUNDO ME LÊ!

O projeto realça as experiências com o campo das linguagens, ampliando nas vivências das crianças as diversas formas sociais de comunicação presentes no seu cotidiano.

As ações previstas no projeto foram planejadas pela equipe do EDI Rafael Pereira da Silva considerando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas à imaginação, representação e ainda à leitura e à linguagem escrita.

O grande desafio é inserir diferentes expressões textuais, de mídias e de imagens no universo da Educação Infantil, preservando o lúdico e sem privar as crianças de experiências concretas nas suas tentativas de leitura e escrita.

Sempre em contextos significativos e protagonizando a criança e os seus olhares, as atividades visam incentivar os alunos na construção da percepção de si mesmo e do mundo que o cerca.

 

 

Alunos da Pré-escola II assinando suas produções na Tarde de Autógrafos


O primeiro momento do projeto “COMO EU LEIO O MUNDO, COMO O MUNDO ME LÊ" foi dedicado à  contação de histórias. Essa ação que pode ser simples, porém cheia de encantamentos, foi algo envolvente para todos no EDI Rafael Pereira. 

Vale ressaltar que além de todo valor emocional e lúdico presente no contar histórias, essa ação é uma prática pedagógica que colabora para o desenvolvimento da escrita e da oralidade. 

Os alunos do EDI Rafael Pereira foram apresentados aos clássicos da literatura e outros títulos. O ambiente elaborado pela equipe pedagógica da escola foi fundamental para que os pequenos entrassem no clima do era uma vez e aproveitassem cada momento da atividade.

A segunda etapa do projeto foi o envolvimento dos responsáveis através da LEITURA VIAJANTE. Nesta ação a criança leva para casa uma história dentro de uma maleta lúdica, a Maleta Viajante. O responsável faz a leitura do livro para o aluno e depois registra sua experiência em um caderno.

A junção dessas experiências vividas pelos responsáveis com suas crianças, ao longo do projeto, são enriquecedoras, segundo os professores da Unidade Escolar. Mas as leituras feitas pelos responsáveis não ficaram por aí! Durante o projeto, estão sendo realizadas várias rodas de leitura na escola, sendo conduzidas pelos familiares dos alunos.

 

 

Painéis elaborados após as contações de histórias

 

Com toda a escola envolvida no projeto, enfim, chegou a hora e a vez dos alunos terem suas histórias, suas percepções e suas falas registradas, para isso, foi elaborado um livro coletivo em cada turma.

Para apresentação desses livros, nada menos que uma Tarde de Autógrafos. Nos dias 06, 07 e 08 de maio as famílias foram recebidas para uma tarde muito especial: a Chuva de Autógrafos! Nesses dias, o que se viu foram alunos e responsáveis orgulhosos desse momento, que certamente marcou a trajetória escolar de cada um deles.

Vale ressaltar que os alunos da Pré-escola II criaram, ilustraram e leram suas historinhas no dia do evento.

O projeto "COMO EU LEIO O MUNDO, COMO O MUNDO ME LÊ" promete ainda novas participações, descobertas e emoções!

Quem quiser saber mais sobre os livros que foram  feitos pelos alunos e acompanhar o desenvolvimento do projeto, acesse a página da escola clicando aqui: EDI Rafael Pereira

 

 

Aluna Raphaella de Assis fazendo a pintura do personagem Menino Maluquinho e ao lado a Maleta Viajante

 

A diretora do EDI Rafael Pereira da SIlva, professora Marcele Rangel, falou ao Rioeduca sobre a satisfação e orgulho que esse projeto trouxe a todos os participantes! Ela relata que sua equipe pedagógica faz um trabalho de excelência e que seus alunos são realmente muito talentosos!

 

O Rioeduca parabeniza o EDI Rafael Pereira da Silva pela tarde de Chuva de Autógrafos e pelo projeto realizado!

 

EDI Rafael Pereira da Silva

Rua Santa Eba, 84-166 - Padre Miguel

Telefone: 2404-6105

E-mail: edirpereira@rioeduca.net

Diretora: Marcele Rangel

Diretora Adjunta: Vera Lúcia da Silva Rangel


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)
leitura (87)
edi (87)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.