A A A C
email

Sexta-feira, 22/04/2011

Ruth Rocha, Ziraldo, Monteiro Lobato e Ana Maria Machado na E.M. Japão

Tags: 10ªcre.

 

 

Painel ilustrativo produzido pela professora Márcia (Turmas 1501 e 1502) para homenagear o escritor Monteiro Lobato no Dia Nacional de Livro Infantil, comemorado na Escola Municipal Japão, da 10ª CRE

  

Nesta semana em que se comemora o DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL (18 de abril), a Escola Municipal Japão, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação prestou homenagem aos escritores Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo e Ana Maria Machado.

 


 Alunos da E.M Japão, 10ª CRE, acompanhando a representação teatral do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, 18 de abril de 2011.

 

As atividades tiveram início na segunda-feira, com os alunos das turmas 1501 e 1502, da professora Márcia, participando da contação de histórias, além de filme sobre o Sítio do Pica-Pau Amarelo, peça teatral com encenação de histórias da literatura infantil, jogos, brincadeiras, exposição de livros e muita animação.

 


“Considerado um dos maiores autores da literatura infantil, Monteiro Lobato, autor de “Reinações de Narizinho”, Emília no País da Gramática”, “Serões de Dona Benta” e “História do Mundo para crianças”, entre muitos outros, foi lembrado pelos alunos das turmas 1501 e 1502 da Escola Municipal Japão, que se caracterizaram como personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, interpretaram e contaram histórias para os demais colegas.

                                               
A autora de “Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias”, Ruth Rocha, também foi lembrada pelos alunos da E.M. Japão, que montaram uma exposição com fotografias e informações biográficas da escritora paulistana, que foi orientadora educacional e começou a escrever artigos sobre a Educação para a Revista Claudia e em 1969 deu início às suas obras de literatura infantil escrevendo para a revista Recreio.

 

 

                                                    
Quem também marcou presença na festa comemorativa do “Dia Nacional do Livro Infantil”, na Escola Japão, foi o criador do “Menino Maluquinho”, Ziraldo Alves Pinto, mineiro de Caratinga, que foi também o primeiro a lançar uma revista brasileira em quadrinhos a cores, feita por um único autor: “Turma do Pererê”.


 

                                            

A escritora carioca Ana Maria Machado, que foi homenageada no carnaval deste ano pela Escola de Samba Porto da Pedra, teve parte da sua obra literária exposta no pátio da Escola Japão, com alguns alunos falando sobre “Bisa Bia, Bisa Bel”, “História meio ao contrário” e “Menina bonita do laço de fita”, além de outras obras.


 

                                          

Dois alunos da turma 1501, da E.M. Japão, 10ª CRE, caracterizados como personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

 

Segundo a coordenadora pedagógica Maria Heloísa Vitoriano, a comemoração do “Dia Nacional do Livro Infantil” também teve como objetivo despertar ainda mais o interesse dos alunos da Escola Municipal Japão pela leitura, tendo em vista também que todos eles estarão fazendo provas de leitura e de interpretação de textos.

 


  
Semana do Livro Infantil na Escola Municipal Japão, 10ª CRE. Alunos acompanhando a encenação teatral de trechos do Sítio do Pica-Pau Amarelo, baseada no livro de autoria de Monteiro Lobato. 

 

Prof. Sinvaldo do Nascimento Souza - Representante rioeduca.net - 10ª CRE
  

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Essencial esse tipo de iniciativa. Com esses autores aprendi a amar a leitura!

Postado por Renata em 22/04/2011 10:44

São, realmente, autores maravilhosos. Nossos alunos ( E.M. Otelo de Souza Reis, também na 10ª CRE ) também já tiveram a oportunidade de conhecer diversas obras de tais autores, dentro do projeto da escola: "Viajando através da literatura infanto-juvenil". Parabéns a toda escola!!!

Postado por Cristina Gross Monteiro em 23/04/2011 22:27