A A A C
email

Sexta-feira, 22/04/2011

A história da E.M. Marília de Dirceu

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

 

 

 

Gostaria de destacar um momento verdadeiramente poético, encontrado no blog da Sala de Leitura da E.M. Marília de Dirceu (2ª CRE). Uma das páginas do blog chama-se "Nossa história...". Uma linda narrativa da história da fundação da Escola e a história de seu nome. Vejam a seguir!

 

                                       

 

 

"A história de nossa escola começa no dia 18 de março de 1966, quando foi inaugurada. Naquele tempo, o nosso município chamava-se Estado da Guanabara. Até 1960 nosso município, antigo Estado da Guanabara era a capital do Brasil!!!!!

 

O Nome da Nossa Escola:

 

Os nomes de ruas, escolas e hospitais costumam homenagear pessoas famosas. O nome da nossa escola é Marília Dirceu. Você sabe por quê? Não? Então vou contar.

 

O nome da nossa escola é um lindo poema de amor, um amor que não foi realizado. Quem escreveu este poema foi Tomás Antônio Gonzaga.

 

Tomás Antônio Gonzaga nasceu em Portugal e veio morar no Brasil. O seu pai era português e sua mãe era brasileira.

 

O poeta apaixonou-se por Dona Maria Dorotéa Joaquina de Seixas Brandão, uma linda jovem de apenas quinze anos. Como ele era mais velho e era pobre, a família da moça não deixou o casamento se realizar.

 

Para este seu amor, escreveu poemas e para disfarçar, nestes poemas, Tomás Antonio escreveu o seu nome como Dirceu e sua amada recebeu o nome de Marília. Então, o poema recebeu o nome de MARÍLIA DE DIRCEU.

 

Tomás Antonio Gonzaga também participou da Inconfidência Mineira, movimento liderado por Tiradentes que queria libertar o Brasil de Portugal. Acabou preso e foi mandado para uma prisão na África, para cumprir uma pena de dez anos! Será que Tomás Antonio Gonzaga acabou morrendo de paixão e saudade?

 

Nossa escola tem um lindo nome, um nome que lembra um grande amor!

 

Bete Buss"

 

Visitem o blog da E.M. Marília de Dirceu em:

 

http://blogmariliadedirceu.wordpress.com/   vocês irão encontrar lindos trabalhos!

 

Profª. Fatima Costa - Representante rioeduca.net  - 2ª CRE

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
2ªcre (328)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.