A A A C
email

Domingo, 24/04/2011

Professora Patrícia Brilhante e os projetos culturais da E.M. Bento do Amaral Coutinho

Tags: 10ªcre, riodeleitores.

 

Neste momento a aluna Maria do Carmo, da Escola Municipal Bento do Amaral Coutinho está fazendo a "Louvação a Rachel de Queiróz", que foi o texto final do esquete dirigido pela professora Patrícia Brilhante.

 

A Escola Municipal Bento do Amaral Coutinho está localizada na Areia Branca, que é um sub bairro da região administrativa de Santa Cruz. Fica ao lado da igreja paroquial de São Benedito, que muitas vezes cede salas ou o auditório para reuniões especiais ou apresentação de trabalhos pelos alunos.


Há um site que pode ser acessado pelo endereço https://sites.google.com/site/embcoutinho/ onde se encontram fotografias do prédio, antes e após as pinturas mais recentes do muro, da fachada e de todo o entorno da escola.
 

Fui recebido pela diretora adjunta Iracema e também conversei com o funcionário Wellington e com a professora Patrícia Brilhante, que vem desenvolvendo um excelente trabalho na sala de leitura da Escola Bento do Amaral Coutinho.
 

Procuro obter maiores informações biográficas sobre o patrono, pois existe muita polêmica a respeito da participação dele no episódio da história do Brasil conhecido como “capão da traição”. O fato é que Bento do Amaral Coutinho terminou a sua vida regenerado, e até mesmo considerado um herói, pois, vindo para o Rio de Janeiro, teve participação direta como um dos líderes da expulsão dos franceses de nossa cidade por ocasião da invasão, em 1710.


A professora Patrícia Brilhante, que acumula as funções de professora regente de Língua Portuguesa com a Sala de Leitura da Escola Bento do Amaral Coutinho, fala sobre os diversos projetos culturais desenvolvidos na escola, como o “Jornal da Bento”, que é publicado com a participação de alunos de diversas turmas, a “Hora do Conto”, direcionado aos alunos do 6º ano e do EJA-1 e “Poesia na Escola”, aberto a todos interessados.
 

A Escola Municipal Bento do Amaral Coutinho, por iniciativa da professora Patrícia Brilhante, vem participando todos os anos da Maratona de História, sendo que em 2010, a homenageada foi a escritora Rachel de Queiroz.


Patrícia Brilhante acredita que todas as atividades culturais contribuem para incentivar os alunos ao estudo, e ajudam a resgatar o hábito pela leitura por meio da música, do teatro, do cinema, das exposições, como aconteceu com a apresentação do esquete “Louvação a Rachel de Queiroz”, onde os alunos encenaram peças teatrais focalizando trechos de livros de autoria da escritora.


 

Esquete baseado em trechos dos livros da escritora Rachel de Queiroz, com a apresentação dos alunos da Escola Municipal Bento do Amaral Coutinho, orientados pela professora Patrícia Brilhante.

 

Quem acessar o site da Escola Municipal Bento do Amaral Coutinho, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação já poderá conferir a chamada dos interessados para a inscrição no Projeto Poesia na Escola.


 


 Muro e fachada da Escola Municipal Bento do Amaral Coutinho, recém pintados com as cores oficiais da Prefeitura da Cidade.

 

 

 

 

 



 

 

.

 

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
riodeleitores (213)
10 (1)

Comentários
Trabalhei na Bento de janeiro de 1991 a janeiro de 1996, e conheci Patricia Brilhante, professora de Inglês, uma pessoa alegre, que estava sempre participando das atividades da escola. Naquela época a Bento funcionava em 3 turnos, com turmas de EI ao 9º ano. Quando saí, a escola ao lado, EM Tenente Renato Cesar havia passado por reforma e iria funcionar de EI ao 5º ano e, a Bento seria reformada para atender do 6º ao 9º ano. Nunca mais voltei lá e, vi apenas as mudanças externas, nas fotos postadas no site. Tenho saudades daquele tempo, e sempre trarei a Bento guardadinha no meu coração. Parabéns Patricia pelo seu trabalho, pelo empenho em proporcionar aos alunos da Bento cada vez mais oportunidades de crescimento e aprendizado.

Postado por Marisa em 27/04/2011 20:39