A A A C
email

Segunda-feira, 25/04/2011

Glossário do Bloguês

Para ajudar os novos blogueiros da rede, trazemos esse glossário para tirar algumas dúvidas sobre termos que são usados na blogsfera. Vamos a eles:

Adsense - Programa de exibição de anúncios que geram renda quando clicados. É muito popular e está presente na maioria dos blogs.


Banner - Espaço publicitário inserido no blog.

Blogger – Palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet.
 

Blogueiro – Autor do blog.


Blogroll – Lista de links para outros blogs ou sites disposta na lateral do blog.

Blogsofera - Entende-se por Blogosfera toda a comunidade de blogs na internet. O conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê Blogs é a Blogosfera.

Comentários – Ferramenta que possibilita aos visitantes deixarem comentários sobre o que o autor escreveu.

FEED (Site Feed) – Link para um endereço da internet (URL), que apresenta a página em formato RSS. Sites com esta opção podem ser lidos por aplicativos instalados no computador do usuário que, conectado à internet, recebe a notificação de que houve alguma atualização nos sites de seu interesse. O link também pode estar identificado como RSS, XML ou ATOM.


Flog ou Fotolog – Tipo de blog no qual o elemento principal é a fotografia.


Gadget - Chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior.

HTML – Abreviatura de Hypertext Markup Language. Linguagem de programação de páginas na WEB.

Licença Creative Commons – É uma organização sem fins lucrativos que oferece um sistema flexivel de licenças que permite aos autores definir como como desejam distribuir e compartilhar suas obras na Internet.

Meme - É para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica entre locais onde a informação é armazenada. O termo usado pelos blogueiros para definir quando um autor tem seu texto copiado e continuado em outros blogs. Geralmente, os blogueiros usam memes para aprofundar um tema ou simplesmente aumentar o acesso a seus sites.


Metablog – Ato de publicar posts sobre blogs.


Moblog (Mobile blog) – Blog ou área de um blog onde são publicados pequenos textos, sons ou imagens através do celular.

Paraquedista - Aquele que chega ao blog via buscadores, principalmente o Google. Os paraquedistas entram e saem das páginas rapidamente, clicando em links que venham a se assemelhar à sua busca inicial.

Permalink (Permanent Link) – Link de acesso direto a um texto. Evita a necessidade da busca entre diversos arquivos.

Pingback - Uma funcionalidade usada para notificar um blog ou website de que foi linkado por outro blog.

Plungins ou Plug-in - São mini-programas que adicionam funções a outros softwares ou serviços online.

Podcast – Arquivos de áudio, geralmente MP3, criados por amadores ou profissionais para download e normalmente distribuídos via RSS.

Post – Nome dado a cada publicação de texto ou imagem feita pelo autor, com título, data, hora etc. Também chamado de postagem.

RSS (Really Simple Syndication) – Formato de página que pode ser lido por programas especiais (agregadores) a fim de identificar atualizações em sites cadastrados.

SEO (Search Engine Optimization)‎ - É uma técnica utilizada para posicionar sites e blogues nos primeiros resultados das pesquisas por termos nos buscadores.

Tagboard - Mural onde os visitantes podem deixar recados e comentário.

Template - É o modelo, o layout do blog. Um template (ou "modelo de documento") é um documento sem conteúdo, com apenas a apresentação visual (apenas cabeçalhos por exemplo) e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação - por exemplo conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final.


URL - Abreviatura de Uniform Resource Locator, ou seja, o endereço de uma página na WEB.

Widget - São os brinquedinhos dos blogueiros. Coisinhas que a gente coloca na barra lateral. Esse é um termo sem tradução que designa componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, por exemplo: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc.

WordPress - É o software para blogar mais popular da Internet. Foi criado pela companhia WordPress. Essa companhia de software pertence ao Yahoo. Tem mais funcionalidades do que o Blogger e o número de templates e de plugins é muito maior, contudo o Blogger é mais prático e mais fácil de usar.

 

Este texto faz parte da apostila de um curso de formação de professores, em Belém (Pará), de autoria de Franz Kreuther, editor do blog

http://esteblogminharua.blogspot.com/

 

Você já leu a postagem com o passo a passo para criação de um blog? Não se esqueça de nos enviar um e-mail contando sobre o blog para que possamos divulgá-lo no Rioeduca.net.
 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Não há comentários sobre este tópico.